sábado, 17 de novembro de 2012

Interações Medicamentosas

Como se conduzir quando da tomada de diversos medicamentos ? Pedir ao médico assistente para analisar, mormente se a prescrição médica contiver mais de 9 fármacos. Com este número muito provavelmente surgirá umas nova patologia originada de Interação Medicamentosa.

3 comentários:

  1. Concordo,contudo,com a tendência de consulta a vários especialistas,sem tirar a responsabilidade de cada um deles em analisar os medicamentos utilizados,penso que o Clínico ou Geriatra , deva avaliar detalhadamente os medicamentos em uso e ficar atento a possíveis efeitos adversos e interferir na medicação e/ou realizar inter-consulta com o prescritor para as necessárias substituições.

    ResponderEliminar
  2. Na prática diária é cada vez mais comum, o paciente iludido por um marketing médico e farmacêutico, psicologicamente se sente iludido com um grande número de drogas prescrita. Não sabem eles que na grande maioria dos casos o que conseguimos é reduzir a velocidade de progressão das doenças. Embora exista Interações Positivas ( sinergia ), mais frequentemente somam-se ou multiplicam-se efeitos negativos a Saúde.

    ResponderEliminar
  3. O Problema da Aderência ao Tratamento Médico
    O que é determinante para que o paciente não siga medidas médicas, tanto as relativas ao comportamento quanto as prescrições estabelecidas.
    São diversos os fatores, de ordem social, psicológica, econômica, cultural, religiosa etc.
    A alta complexidade do tema tem feito com que ganhe muita repercussão, um problema sério de Saúde Pública.
    Preocupados com o problema a Organização Mundial de Saúde tem estimulados pesquisas com intuito de achar soluções, já em 2001 o acompanhamento da Aderência a tratamento de doenças crônicas.
    Definindo Aderência, em particular as Doenças Crônicas. Uma medida em que o comportamento de uma pessoa - tomar a medicação, seguir uma dieta, e/ou mudanças de estilo de vida, corresponde com as recomendações acordadas de um prestador de cuidados de saúde.
    "Doenças que têm uma ou mais das seguintes características: eles são permanentes, deixam incapacidade residual, são causadas por patológica não reversível alteração, requerem treinamento especial do paciente para a reabilitação, ou pode ser Espera-se que requerem um longo período de supervisão, observação ou cuidado " OMS (2001)
    Magnitude do Problema
    Em países desenvolvidos, a adesão a tratamentos de longo prazo no geral população está em torno de 50% e nos países em desenvolvimento é muito mais baixa.
    Kofi Annan, Secretário-Geral das Nações Unidas por ocasião do lançamento do Relatório da Comissão de Macroeconomia e Saúde, em Londres, 20 de dezembro de 2001. Assim se referiu ao problema:
    "Quando estamos doentes, o trabalho é duro e de aprendizagem é mais difícil ainda. Doença embota nossa criatividade, diminui as oportunidades. Amenos que as consequências da doença sejam impedidos, ou pelo menos minimizado, doença debilita as pessoas e leva-los para sofrimento, desespero e pobreza".

    Link Importante

    http://whqlibdoc.who.int/publications/2003/9241545992.pdf

    ResponderEliminar